UM DIA DE PERITO: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DA CIÊNCIA FORENSE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Felipe Oliveira da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Rui Manoel de Bastos Vieira

Palavras-chave:

PIBID, Ludicidade, Ensino de ciências, Ciência forense, Divulgação científica.

Resumo

O PIBID tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula da rede pública e, com essa iniciativa, o programa faz a articulação entre a educação superior e a escola. Produzido pelos seus membros, este trabalho visa destacar a viabilidade de instigar discussões e debates fazendo uso de elementos presentes na perícia criminal para contribuição no processo de ensino e aprendizagem de ciências e na divulgação científica. Frequentemente os alunos perguntam-se a razão de estudar determinadas temáticas, uma vez que não veem emprego desse conhecimento em seu cotidiano ou naquilo que pretendem fazer no futuro. Em alguns casos, a reclamação parte da maneira como esse conteúdo chega até eles, por vezes de maneira bastante complexa e distante. Nessa perspectiva, a utilização de ferramentas de divulgação científica em sala de aula torna-se cada vez mais essencial para o descobrimento das oportunidades e aplicações do conhecimento científico, assim como de promover maior motivação e compreensão durante a construção do processo de aprendizagem. Com o respaldo da equipe da Banca da Ciência, projeto pautado na produção de experimentos científicos, confeccionados com materiais de baixo custo e de fácil acesso; sabendo que boa parte dos jovens nutrem grande atenção pelos seriados que abordam a perícia criminal, buscamos elaborar uma atividade onde os estudantes interagiriam, por meio do aspecto lúdico, na resolução de um crime fictício. Os resultados obtidos mostraram um intenso interesse dos discentes com a atividade proposta, demonstrando a eficácia do ensino por investigação.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências