MOCHILANDO PELAS GALÁXIAS: DO QUE VOCÊ PRECISA PARA VIAJAR PELO UNIVERSO?

Autores

  • Kaio Gabriel Gameleira da Silva Universidade de São Paulo
  • Thaís Saboya Teixeira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ficção Científica, Literatura Juvenil.

Resumo

Como discutir sobre o universo de maneira informal com os jovens? Como despertar seu interesse pelo assunto? Como levar – ou mesmo apresentar – a ficção científica para pré-adolescentes? Estes são desafios que buscamos superar neste trabalho. Acreditamos que a ciência precisa ser discutida com os jovens, mas que isso precisa ser feito para além do ambiente de sala de aula, mostrando que a ciência é mais acessível do que possa parecer e que eles podem se apropriar dela. Para isso adotamos algumas estratégias metodológicas, sendo a primeira valer-nos da ficção científica (FC) como ferramenta, tendo em vista que ela traz histórias com temáticas científicas unidas à reflexões acerca da sociedade, fornecendo um panorama vasto para discussões. A utilizamos a partir de atividades de Divulgação Científica (DC) buscando levar as histórias de FC e os debates de ciência até os jovens de maneira lúdica e atrativa. Dessa maneira é possível aproximá-los mais das temáticas, propor debates e ainda levar diferentes histórias de ficção científica para que possam conhecer. Entendemos que as atividades contribuem, então, para despertar o interesse dos jovens sobre as temáticas propostas, ajudando a envolvê-los mais com a ciência e com a literatura.

Biografia do Autor

Kaio Gabriel Gameleira da Silva, Universidade de São Paulo

No 2° ano do Ensino Médio recebeu bolsa de Pré-Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), participando do grupo de pesquisa Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade (INTERFACES), com a linha de pesquisa em Debates e Investigações sobre os Animais e a Natureza (D.I.A.N.), mas atuando na linha de Leituras Universais e Criatividade na Investigação da Arte-Ciência (L.U.C.I.A) da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atualmente faz graduação em Lazer e Turismo na EACH-USP e retornou a integrar o grupo de pesquisa INTERFACES, atuando em 2 linhas de pesquisa, sendo uma Estudo sobre as Mulheres e Minorias na Arte-Ciência (E.M.M.A) e a outra L.U.C.I.A. Foi estudante da Escola Comum (Escola de governo que visa formar novas lideranças políticas periféricas) e é atual coordenador pedagógico da turma vespertina do Cursinho Popular EACH - USP. Participa enquanto articulador local do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais do Instituto de Estudos Avançados da USP e é bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Thaís Saboya Teixeira, Universidade de São Paulo

Bacharela em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e Mestranda em Estudos Culturais pela mesma universidade. Integrante do grupo de pesquisa INTERFACES - Interfaces e Núcleos Temáticos de Estudos e Recursos da Fantasia nas Artes, Ciências, Educação e Sociedade. Realiza pesquisa na área de difusão científica com foco em ficção científica e lazer.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos