CONTROVÉRSIAS SOBRE AS TECNOLOGIAS DO DNA NO YOUTUBE: QUE DISCURSOS PAUTAM OS CANAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA?

Autores

  • Renan Machado Universidade Estadual de Campinas
  • Alberto Lopo Montalvão Neto
  • Flávia Novaes Moraes

Palavras-chave:

CRISPR-CAS9. Youtube. Divulgação Científica.

Resumo

Considerando que reflexões de/sobre a Ciência e a Tecnologia (C&T) estão presentes em diversas discussões contemporâneas em múltiplas esferas sociais, temos como foco debater sobre os discursos relativos às tecnologias do DNA. Buscamos pensar sobre a posição que os sujeitos ocupam em relação à representação imaginária, a respeito dos avanços das técnicas biotecnológicas e moleculares. Dentre as que geram controvérsias, está a técnica de edição genética denominada CRISPR-CAS9, a qual recentemente exaltou uma série de polêmicas relacionadas aos princípios éticos que envolvem a biotecnologia. De forma a refletir sobre questões que se encontram em meio à disputas de sentidos, nosso olhar se pauta em produções audiovisuais promovidas na internet, especificamente na plataforma de vídeos Youtube. Pautados na Análise de Discurso que teve seus pressupostos iniciados na França por Michel Pêcheux, e principalmente em trabalhos de Eni Orlandi no Brasil, buscamos compreender questões da linguagem, Ampliando a noção de “texto” para além do escrito e do verbal, buscamos aliar esse olhar a uma perspectiva que relaciona Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Observamos que nos canais do Youtube, o “que” e “como” se fala sobre o CRISPR-CAS9 se remete a principalmente a um: a) discurso determinista/salvacionista tecnológico; b) discurso de medo/ansiedade, no qual há um grande receio em relação à técnica e as possíveis implicações éticas/sociais; c) discurso relativista, no qual se busca abordar as controvérsias. Acreditamos que, em um viés crítico de ensino/divulgação da Ciência, este último discurso pode ser promissor para reflexões de/sobre as novas tecnologias do DNA, propiciando abertura à tomada de decisões.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos