UM RELATO SOBRE AS ATIVIDADES LIGADAS À HISTÓRIA DA MÚSICA AFRO-BRASILEIRA DESENVOLVIDAS PELO NÚCLEO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE (NEECS) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Autores

  • Carolina de Souza Oliveira Universidade Federal de Lavras
  • Gustavo Henrique Alves Silva Universidade Federal de Lavras
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Música. Afro-brasileira. História.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar os estudos feitos pelo Núcleo de Estudos Educação, Cultura e Sociedade  (NEECS) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) acerca da história da música brasileira, em particular de matizes africanas. As atividades foram iniciadas em julho de 2017 e envolveram todos os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Ciências Biológicas da UFLA. O núcleo teve como principal meio de comunicação um grupo do Facebook aberto a quem se interessasse em que as postagens eram feitas e a partir delas se davam os estudos. As sínteses finais das convergências musicais encontradas neste estudo e, igualmente disponibilizadas, foram: o maxixe, o choro e o samba. Deste último, procurou-se descrever uma segunda linha de tempo a partir de sua primeira gravação “Pelo telefone”. Esta linha de tempo do samba apresenta Donga, Pixinguinha, João da Baiana. Sinhô, Ismael Silva e, encerra a jornada com Noel Rosa. A partir do estudo foi possível perceber o grande potencial da música na formação de professores e na compreensão da história da formação da sociedade brasileira. 

Biografia do Autor

Carolina de Souza Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Mestranda em Educação Científica e Ambiental do Departamento de Biologia, Setor de Educação Científica e Ambiental.

Gustavo Henrique Alves Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura do Departamento de Biologia.

Antonio Fernandes Nascimento Junior, Universidade Federal de Lavras

Professor Doutor do Departamento de Biologia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental na Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências