O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO EM PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO E LAÇO SOCIAL EM DISCURSOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: MOVIMENTO ANTIVACINA

Autores

  • Beatriz Almeida Gabardo Universidade Paulista - UNIP
  • Wanderson Rodrigues Morais

Palavras-chave:

Análise de discurso, Psicanálise, Movimento antivacina, Divulgação científica.

Resumo

O conceito de identificação é indispensável para compreender o sujeito atual imbricado nos fenômenos sociais e políticos da sociedade moderna. A identificação tem papel decisivo na formação social, na civilização e na cultura, o que introduz o sujeito no fenômeno de laço social, iniciando a sublimação dos impulsos sexuais e o surgimento do sentimento de pertencimento social, assim como um ato político que faz pulsar a pressão identificatória no sujeito, forçando-o a tomar partido a partir da implicação na sua relação com o mesmo. O laço social, iniciado pela identificação, é tecido na trama da linguagem, desta forma pode-se pensar que esses laços são pautados em discursos, que fazem, ordenam e regulam o vínculo social. Assim, tem-se no discurso o meio de processo para os fenômenos de identificação e laço social, encontrando subsídio em práticas de alcance social para veiculação de dizeres, como a mídia. No arcabouço tecnológico atual, a comunicação tornou-se instantânea, carregando “efeitos de cientificidade” pelos discursos em primazia na sociedade, tais como o de divulgação científica. Assim, temos como objetivo compreender como ocorre o funcionamento discursivo no que diz respeito aos processos de identificação e laço social em entrevistas sobre o movimento antivacina, nos pautando em princípios da Análise de Discurso e na Psicanálise. Sendo os grupos do movimento antivacina formados predominantemente por pais, acreditamos que a adesão a este movimento pode estar relacionada a um processo identificatório, o que discursivamente se dá pela retomada e efeitos de sustentação em família/cuidado, havendo tensão entre o político/científico quanto a legitimidade do uso das vacinas.

Biografia do Autor

Beatriz Almeida Gabardo, Universidade Paulista - UNIP

Estudante de graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos