MUITAS FUGIAM AO ME VER: A IMPORTÂNCIA DA POESIA DE CAROLINA MARIA DE JESUS COMO PROBLEMATIZADORA DA CULTURA NEGRA EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Julia Amorim Monteiro Universidade Federal de Lavras
  • Camila Oliveira Lourenço Universidade Federal de Lavras
  • Marco Antonio Villarta-Neder Universidade Federal de lavras

Palavras-chave:

Poesia, Carolina Maria de Jesus, Educação

Resumo

O presente trabalho busca realizar uma análise do poema Muitas fugiam ao me ver, da autora brasileira Carolina Maria de Jesus, a fim de identificar a importância da abordagem dessa poesia em ações educacionais diversas e de discutir a relevância da divulgação da obra. O poema faz parte do livro Antologia Pessoal, publicado por José Carlos Sebe Bom Meihy, de 1997. A obra apresentada revela alguns aspectos que podem ser discutidos nos ambientes educacionais como a questão do preconceito racial, a resistência da mulher negra e a tentativa de ascensão de uma classe que foi historicamente dominada. Para a análise do poema foi utilizada a pesquisa qualitativa, juntamente com a análise discursiva baseada no referencial do Círculo de Bakhtin, mais especificamente, o cotejo de enunciados. Da perspectiva bakhtiniana, todo enunciado responde a algo dito anteriormente e suscita dizeres e compreensões posteriores. Assim, somente pelo cotejo dessas etapas é que se pode analisar o sentido de um enunciado. Em seguida à análise do poema foi possível destacar três enunciados: questões que perpassam a luta diária pela sobrevivência de uma classe excluída historicamente, o preconceito racial e a resistência da mulher negra. Após análise e discussão do trabalho, considera-se o poema uma ferramenta rica para trabalhar questões relacionadas à problemática racial nos mais variados ambientes educacionais, pois a partir dos enunciados presentes é possível compreender a dimensão histórica, política e social que envolve a autora negra, e, assim, promover o contato entre a obra e os estudantes pode permitir a construção de um olhar crítico sobre a realidade, além de fazê-los perceber que diferentes vozes podem ser representadas na arte. Além disso, em tempos sombrios como esses, cujos discursos de ódio vêm disfarçados de cuidado e carregados de moralismo, se faz necessário divulgar figuras tão marcantes quanto Carolina Maria de Jesus.

Biografia do Autor

Julia Amorim Monteiro, Universidade Federal de Lavras

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras.

Camila Oliveira Lourenço, Universidade Federal de Lavras

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestranda no programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras.

Marco Antonio Villarta-Neder, Universidade Federal de lavras

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Unesp-Ar. Professor Associado do Departamento de Estudos da Linguagem e docente dos programas de Pós-Graduação em Letras, Educação e Ensino de Ciências/Educação Ambiental da Universidade Federal de Lavras.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos