EFEITOS DE SENTIDO NA IMBRICAÇÃO ENTRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E O JOGO POLÍTICO EM PRINCESA MONONOKE (1997): CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
Autores
Wanderson Rodrigues Morais
Universidade Estadual de Campinas
Alberto Lopo Montalvão Neto
Universidade Estadual de Campinas
Flávia Novaes Moraes
Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave:
Análise de Discurso, divulgação científica, produções cinematográficas
Resumo
As questões ambientais e o desenvolvimento econômico remontam uma preocupação antiga, cuja discussão ultrapassou os círculos científicos, influenciando tanto políticas educacionais como os produtos da indústria da cultura, como os livros e as mídias (AMARAL, 2001; BRASIL, 2000). Assim, as mídias se constituem como um lugar de prestígio tanto para discursos que envolvam a preservação do ambiente e conscientização das ações humanas, quanto como espaço de veiculação de dizeres, que apoiam a exploração dos recursos naturais e a adoção de práticas estritamente voltadas ao lucro. Nesse sentido, na obra Princesa Mononoke (1997), do diretor de animação Hayao Miyazaki, observamos aspectos das relações entre os seres vivos e o ambiente, no que diz respeito ao desenvolvimento industrial, a exploração ambiental e as necessidades humanas, os embates políticos e tréguas entre líderes pela hegemonia dos reinos, assim como a própria conjuntura social. Deste modo, temos como objetivo deste trabalho compreender o funcionamento discursivo na obra de Hayao Miyazaki, no que se refere as relações ecológicas, a partir da análise do discurso imagético. Nos apoiamos na Análise de Discurso materialista francesa, cujo precursor foi Michel Pêcheux, e nos estudos de Suzy Lagazzi, quanto ao funcionamento discursivo de significantes (LAGAZZI, 2010). Nesse cenário, consideramos que a produção cinematográfica pauta seu discurso em contradições sociais, que coloca o discurso ambiental em dualidade com um discurso pautado em visões utilitaristas e tecnocráticas de/sobre Ciência e Tecnologia (AULER, DELIZOICOV, 2001).