CONSTRUINDO A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR EM ESPAÇOS ESCOLARES NA SOCIEDADE DO CONSUMO

Autores

  • Talita Vitória Cordasso Santoro Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Educação, Infância, Brincadeira, Experiência

Resumo

A presente pesquisa realizou um estudo crítico-analítico sobre a nova configuração do ato de brincar, se atentando aos modos de como essa concepção de brincadeira tem atuado nos espaços escolares, prioritariamente na relação criança-brinquedo, e seu desenvolvimento balizado por referenciais de consumo na sociedade capitalista contemporânea. Com discussão guiada por conceitos de Walter Benjamin sobre a infância, brincadeira e educação, o motivo que nos levou a estudar essa nova concepção de brincar, é o modo como ela tem atuado e controlado a imaginação infantil, fazendo com que a necessidade de resgatar a potencialidade da criança como um sujeito criativo e capaz se torne fundamental nas instituições escolares e em outras instâncias sociais (LEITE, 2013). Sobre encaminhamento prático da pesquisa, este se evidenciou na escolha da turma intitulada “pré” de uma escola de rede privada da cidade de Limeira como público alvo, e na criação das “oficinas de brincar” com a proposta interventiva de possibilitar para as crianças um momento de reconstrução de si como sujeito protagonista da brincadeira. O desenrolar das oficinas se deu na apresentação aos alunos de vários materiais reciclados, com os quais eram livres para criarem a abusarem da criatividade para construírem seus pretensiosos brinquedos. Dessa forma, a proposta deste artigo é apresentar e discutir as categorias de análise desenvolvidas em parte da pesquisa. Constatamos a dificuldade de minimizar a construção dos brinquedos em duas categorias analíticas (reprodução e invenção), uma vez que, as particularidades e singularidades de cada criança ultrapassa e impossibilita a categorização de suas ações brincantes. Por mais que o nosso foco estivesse nos brinquedos, fora impossível desconsiderar as dimensões dadas pela criança, que dá vida e modifica os sentidos do objeto ao brincar.

Biografia do Autor

Talita Vitória Cordasso Santoro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos e participante do grupo de estudos e pesquisa LabCriarte.

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Educação pela Unicamp, professor no Departamento de Educação da UFSCar e líder do Laboratório de Estudo e Criação em Arte e Educação.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos