COMUNICAÇÃO PÚBLICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL EM SOROCABA

Autores

  • Gisele Gabriel Universidade de Sorocaba

Palavras-chave:

Comunicação pública, Educação ambiental, Programa Município VerdeAzul, Narrativas ambientais, Prefeitura de Sorocaba

Resumo

Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que trata sobre a comunicação pública (CP) realizada na cidade de Sorocaba (SP), por meio das campanhas e matérias jornalísticas sobre o Programa Município VerdeAzul (PMVA). Nesse sentido, o objetivo foi averiguar como a Prefeitura de Sorocaba vem trabalhando, nos últimos dez anos, suas ações ambientais e a conscientização da sociedade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em relação ao método, este estudo envolveu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo e análise de narrativas. O material pesquisado foi composto por matérias jornalísticas publicadas, de janeiro de 2006 a dezembro de 2016, veiculadas no Jornal Cruzeiro do Sul e a campanha Por que Sorocaba é um Município VerdeAzul?, veiculada em 2010. Os dados coletados apontaram que a implementação do PMVA na cidade, bem como o título de cidade educadora, servem para direcionar a agenda pública do município, no que diz respeito a ações educativas, a fim de informar a população sobre problemas ambientais, bem como sobre a existência e as funções de um debate público. Apesar de existirem algumas lacunas, Sorocaba se utiliza de elementos da CP, com base nos textos analisados, como uma comunicação informativa, com diferentes atores da sociedade, seja para informar sobre a gestão pública, prestar contas, ou informar sobre debates públicos. Como possibilidade de pesquisas futuras, defendemos uma abordagem pelo sensível, pelo poético, que possui a capacidade de comunicar e transformar a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor.

Biografia do Autor

Gisele Gabriel, Universidade de Sorocaba

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos