Os Diálogos Presentes no Filme "O Menino e o Mundo" com a Educação Ambiental

Autores

  • Gustavo Henrique Alves Silva
  • Carolina de Souza Oliveira
  • Antonio Fernandes Nascimento Júnior

Palavras-chave:

Cinema, Educação Ambiental, Divulgação Científica.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o filme “O menino e o mundo” relacionando os diálogos presentes nele entre Educação Ambiental e divulgação científica. O filme é uma animação brasileira que retrata a realidade a partir da visão de uma criança. Por meio da apresentação de sua trajetória de vida, diversas críticas sociais são feitas no decorrer da história, sendo um possível meio para discussões acerca da realidade brasileira. Para a construção desse trabalho foi feita uma análise qualitativa de cenas consideradas significativas para a discussão da Educação Ambiental. Algumas das cenas que podemos elencar na discussão da Educação Ambiental são as que mostram as condições precárias de trabalho em que os indivíduos estão submetidos, o trabalho alienado nas fábricas e a influência da mídia na formação de opinião da população. Também fica claro no filme como as questões sociais, politicas, econômicas e culturais se relacionam e influenciam no meio ambiente. Assim, o filme se relaciona com a Educação Ambiental, pois traz muitas críticas à realidade da nossa sociedade, em relação às desigualdades e injustiças sociais, à exploração do homem e dos recursos naturais. Tendo em vista que o filme retrata questões da realidade social, a Educação Ambiental, a partir de um viés crítico, tem papel importante para a compreensão dessas questões abordadas uma vez que ela possibilita uma visão holística do meio, permitindo uma relação entre os diversos âmbitos da sociedade e os conhecimentos científicos. Nesse sentido, entende-se que o cinema tem capacidade de impactar, sensibilizar, desenvolver a imaginação e a criatividade dos espectadores, além de ser um meio de socialização e de produção de conhecimento. Ainda, ele permite o telespectador conhecer diferentes realidades e fazer uma articulação entre os diversos âmbitos da sociedade.

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Publicado

2018-10-22

Edição

Seção

Artigos