Experimentos de Astronomia com Materiais de Baixo Custo: ensino por investigação em espaços não formais através do projeto Banca da Ciência

Autores

  • Paulo Borges Viríssimo dos Santos Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo
  • Carolina Jürgensen Gonçalves Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo
  • Luis Paulo de Carvalho Piassi Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Divulgação científica. Astronomia. Banca da Ciência.

Resumo

A Banca da Ciência é um projeto que consiste na realização de apresentações de experimentos científicos, confeccionados com materiais de baixo custo e de fácil acesso, onde o aspecto lúdico, como uso de jogos, recreação e recursos de entretenimentos são amplamente explorados. Baseando-se nas apresentações, e intervenções, da Banca da Ciência, este trabalho visa examinar os experimentos envolvendo astronomia confeccionados com materiais de baixo custo e apresentados pelo projeto. Na Banca da Ciência os experimentos podem ser comparados a materiais didáticos, que segundo Carvalho (2012), precisa ser bem organizado e intrigante para buscar a atenção dos alunos, e de fácil manejo para que eles possam manipular e chegar a uma solução sem se cansarem. E isto não ocorre com o material didático que oferece poucas oportunidades para estruturação intelectual (CARVALHO, 2012). Segundo Sasseron (2015) a própria ideia de investigação, que é levada para sala de aula, tem a necessidade de se alterar, oferecendo condições para que os estudantes consigam resolver, ou buscar soluções causais entre variáveis para explicar o fenômeno que é o objeto de estudo. Esses métodos devem visar o desenvolvimento de ideias que possam culminar em leis e teorias, e também a construção de modelos. Assim o ensino por investigação extravasa o âmbito de uma metodologia de ensino única para um conteúdo, podendo ser utilizada em diversas aulas (SASSERON, 2015). Analisando as apresentações no projeto Banca da Ciência, observamos que a interação entre os modelos de astronomia propostos tendem a despertar o interesse do público pelo tema, demonstrando a eficácia do ensino por investigação. 

Biografia do Autor

Paulo Borges Viríssimo dos Santos, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Licenciando em Ciências da Natureza

Carolina Jürgensen Gonçalves, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Graduanda em Têxtil e Moda

Luis Paulo de Carvalho Piassi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Professor Livre Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2018-10-22

Edição

Seção

Relatos de Experiências