Blogs de Ciência da Unicamp: divulgação científica por docentes e pesquisadores

Autores

  • André de Oliveira Garcia Unicamp
  • Erica Mariosa Moreira Carneiro Labjor - Unicamp
  • Elaine Canisela Unicamp
  • Roberto Takata Unicamp
  • Ricardo Augusto da Silva Unicamp
  • Carolina Frandsen Pereira da Costa Unicamp
  • Camila Delmondes Unicamp
  • Beatriz Jansen Ferreira Unicamp
  • Vera Regina Toledo Camargo Unicamp

Palavras-chave:

blogs, divulgação científica, comunicação, educação informal, cultura científica.

Resumo

RESUMO: Existe uma demanda crescente no Brasil por informações sobre ciência, e, dadas as características potencializadoras da Web 2.0 para o aprendizado, são necessárias ações de engajamento e capacitação de pesquisadores para o uso dos blogs, aproximando assim a ciência do público emgeral, alinhando divulgação científica, comunicação e as tecnologias, para que, através de um processo de educação informal, seja desenvolvida uma cultura científica para além do espaço da academia. Este artigo apresenta resultados preliminares, coletados durante a implantação de uma proposta de desenvolvimento de plataforma tecnológica, com o objetivo de estimular o uso de blogs de divulgação científica por docentes e pesquisadores. Ele apresenta também detalhes de implantação do modelo, discussão teórica que fundamenta a proposta, descrição das etapas e as perspectivas de futuro. Aimplantação se deu em uma instituição de ensino superior do Brasil, já que, neste país, são estas que produzem pesquisa, ensino e extensão, e geram conhecimento de ponta e inovação. Nos Estados Unidos, já é comum a utilização de blogs como ferramenta de divulgação de ciência por pesquisadores, mas aqui essa atividade ainda é incipiente. É apresentada uma breve discussão sobre aimplantação desse projeto, sobre como a plataforma tecnológica escolhida (blogs) poderia auxiliar nos esforços de divulgação científica, e também as etapas de implementação dessa ferramenta dentro de uma comunidade de docentes e pesquisadores, com os respectivos dados coletados e as análisesrealizadas até o momento.

Biografia do Autor

Erica Mariosa Moreira Carneiro, Labjor - Unicamp

Graduação em Comunicação Social em Relações Públicas PUCCampinasPós Graduação em Jornalismo Científico - Labjor/UnicampMestranda em Divulgação Científica e Cultural - Labjor/Unicamp

Downloads

Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos