PROPOSTAS AO FORTALECIMENTO DA CULTURA CIENTÍFICA NAS AULAS DE LÍNGUA COM BASE EM LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Jonathan Florentino da Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

orientação translíngue, letramento crítico, ensino de Inglês, reflexividade.

Resumo

O objetivo desta proposta é investigar orientações críticas em tarefas desenvolvidas por alunos nas aulas de inglês como língua estrangeira de modo a discutir a formação de uma orientação translíngue para a educação de línguas. Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de práticas que reforcem e ampliem as perspectivas de mobilidade social e reflexividade. Como respaldo teórico, apresentam-se discussões em letramento crítico, com base em Mattos (2015), Rocha (2010) e Rojo (2012), apontando para a relevância de práticas sociais na escola que sejam capazes de promover debate, reflexão e modificações em contextos reais. A prática de sala de aula foi analisada em um período de oito semanas. As tarefas analisadas referiam-se a soluções de problemas e propostas de intervenções sociais. As tarefas foram realizadas em grupos, culminando em uma produção socialmente significativa. Os resultados são analisados a partir de um diário reflexivo e de rodas de conversa com alunos.

Biografia do Autor

Jonathan Florentino da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP)

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Publicado

2018-05-07

Edição

Seção

Artigos