O conceito de vanguarda a partir da reflexão sobre a obra aberta de Umberto Eco

Autores

  • Antonio Barros de BRITO JUNIOR IEL/Unicamp

Resumo

A fim de estabelecer um conceito de vanguarda, este artigo trata da relação entre duas dicotomias apresentadas por Umberto Eco em sua obra teórico-crítica: a dicotomia entre obra aberta e obra fechada e a dicotomia entre vanguarda e kitsch. Sustentamos que essas dicotomias de certa forma se correspondem, de modo que podemos opor, de um lado, a obra aberta e a vanguarda – na medida em que convidam o intérprete a participar da descoberta ativa de significados na fruição da obra – e, de outro lado, a obra fechada e o kitsch – na medida em que reforçam hábitos interpretativos em detrimento da abertura da obra de arte. Por fim, esboçamos um conceito de vanguarda que leva em conta a abertura da obra na sua relação com o código e, portanto, com as visões de mundo e as ideologias por ele possibilitadas. Abstract In order to establish a concept of avant-garde, this article deals with the relationship between two dichotomies presented in the theoretical work of Umberto Eco: the dichotomy between open work and closed work and the dichotomy between avant-garde and kitsch. We defend the idea that this two dichotomies somehow coincide, so that we can oppose, in one side, the open work and the avant-garde – while both invite the interpreter to participate in the active discovery of meanings during the fruition of the work of art – and, in the other side, the closed work and kitsch – while both reinforce interpretative habits by putting aside the openness. Finally, we define a concept of avant-garde that takes in account the openness of the work in its relationship with the code and, therefore, with the ideologies made possible by it.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos