O efeito dos estímulos auditivo e visual na percepção dos marcadores prosódicos usados na escrita do pb

Autores

  • Vera PACHECO IEL/Unicamp

Resumo

Considerando que a percepção da fala conta com informações visuais, a presente tese busca investigar a ação dos estímulos auditivo e visual na percepção de recursos gráficos, ou marcadores prosódicos, usados na escrita do Português Brasileiro com a função de representar graficamente variações prosódicas. Dentre os diferentes tipos de marcadores descritos na literatura, foram objetos de investigação desta pesquisa aqueles que são palavras escritas e cuja carga semântica indica variações prosódicas, sendo, portanto, Marcadores Prosódicos Lexicais (MPL), e aqueles que são marcas gráficas, Marcadores Prosódicos Gráficos (MPG), em particular, os sinais de pontuação, cujo sentido convencionado tem o mesmo efeito da carga semântica dos MPLs. Os MPLs são recursos gráficos usados para indicar, na escrita, atitudes do falante, enquanto os MPGs tendem a indicar variações prosódicas mais diretamente relacionadas ao processo dialógico. Os resultados encontrados neste trabalho mostram que esses dois tipos de marcadores possuem processos de percepção diferentes em situação de duplo de estímulo: os MPLs são percebidos exclusivamente pelo sinal acústico e os MPGs são percebidos pela ação integrada das informações auditivas e visuais. Abstract If to consider that the speech perception occurs by means auditory and visual information, we want to investigate the action of the auditory and visual input in the perception of marks used in the write text, or prosodic markers, with the function to represent graphically prosodic variations. Amongst the different types of markers described in literature, we research those are written words and that it has load semantics that indicates prosodic variations. These markers are the Lexical Prosodic Markers (LPM). We also search the markers that are graphical marks, Graphical Prosodic Markers (GPM), in particular, the punctuation signals, whose meaning has the same semantic load of the LPMs. The LPMs are graphical marks used to indicate, in the writing, attitudes of the speaker, while the GPMs indicate prosodic variations more directly related to the dialogic process. The results found in this work show that these two types of markers possess different processes of perception in situation of double of input: the LPMs is perceived exclusively by the acoustic signal and the MPGs is perceived by the integrated action of the auditory and visual information.

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Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos