Artur Azevedo: entre o "público" e a "sociedade"

Autores

  • Larissa de Oliveira NEVES IEL/Unicamp

Resumo

Neste artigo, apresentamos inicialmente uma exposição sucinta sobre o trabalho de pesquisa que originou a tese “As comédias de Artur Azevedo – Em Busca da História???. Na tese, empreendemos a análise de nove comédias de Artur Azevedo (A Fonte Castália, A Capital Federal, O Mambembe, O Cordão, O Badejo, O Retrato a Óleo, O Dote, O Oráculo e Vida e Morte), a fim de mostrar o quanto as concepções teóricas do autor e a recepção de público e crítica influenciaram sua produção dramática. A fim de ilustrar essa rápida exposição, incluímos a análise de recepção da opereta A Fonte Castália, uma peça chave para a compreensão da dicotomia presente no pensamento de Artur Azevedo, que influenciou profundamente sua obra. Abstract This paper presents a brief exposition about the research that originated the thesis “Artur Azevedo’s comedies – In search for the History???. The thesis contains the study of nine of Artur Azevedo’s comedies (A Fonte Castália, A Capital Federal, O Mambembe, O Cordão, O Badejo, O Retrato a Óleo, O Dote, O Oráculo e Vida e Morte). The work shows how much the author’s thoughts and the reception of the plays interfered in the dramatic production. To exemplify this exposition, we included the analysis of the reception of the play A Fonte Castália, a key text to understand the dichotomy presented in Artur Azevedo’s thoughts, which deeply influenced his work.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos