GAMES, (MULTI)LETRAMENTOS E APRENDIZAGEM: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES GAMIFICADAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Juliana Vegas Chinaglia Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir algumas relações entre os games, os letramentos e a aprendizagem, sob o ponto de vista teórico dos multi e novos letramentos, introduzindo um conceito que tem se sobressaído nessa área: o de gamificação. Na intenção de vislumbrar caminhos possíveis para o uso de games no ensino de língua portuguesa, apresentamos uma proposta de sequência de atividades gamificadas, criada para a pesquisa-ação de doutorado em andamento. O material didático, apresentado na forma de um site, é baseado em um jogo autêntico – Tomb Raider – no qual o aluno deve se colocar na posição de uma personagem e cumprir objetivos, a partir de uma narrativa proposta, na qual buscamos trabalhar com a leitura e a escrita de gêneros científicos e de divulgação científica. Com os dados gerados em aplicação de projeto piloto, por fim, nas considerações finais, discutimos brevemente sobre algumas reflexões preliminares.

Biografia do Autor

Juliana Vegas Chinaglia, Universidade Estadual de Campinas

Mestre e Doutoranda em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2018-06-26