Promessas de Imortalidade: transmissão e reperformance dos epinícios pindáricos

Robert de Brose

Resumo


No presente artigo irei argumentar que Píndaro, ainda imerso em uma cultura oral, produzia canções compostas a partir do estatuto cognitivo de uma tradição de composição poética oral, a qual tinha como objetivo uma performance igualmente oral e pública e um contexto de recepção e disseminação futuros baseado em cenários de reperformances inseridos nos mais diversos contextos. Tentarei demonstrar, utilizando abordagens da Linguística e da Poética Cognitivas, que essas são conclusões dedutíveis a partir dos próprios textos dos epinícios que apontam, ademais, para cenários de reperformance futuros que foram, ulteriormente, a principal fonte de preservação da letra das canções. Como meu uso da bibliografia citada irá demonstrar, o assunto já foi explorado por outros pesquisadores, ainda que seja relativamente recente na crítica pindárica. Acredito, no entanto, que a inovação não se dá apenas por novas descobertas, mas pelo constante diálogo com a crítica pretérita. Dessa forma, uma nova análise do diversos problemas e cenários discutidos na bibliografia citada podem certamente contribuir para uma recepção mais crítica desses estudos no Brasil.


Palavras-chave


Píndaro. Poética Cognitivas.

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