“O PROJETO DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNICAMP: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES”

Autores

  • Marina Gama Cubas da SILVA Graduação - IEL/UNICAMP

Resumo

Neste artigo, pretendo apresentar algumas considerações preliminares resultado da análise parcial dos dados gerados pelo Projeto de Iniciação Científica “Diversidade Lingüística e a Formação de Professores na UNICAMP”. Tal projeto, financiado pelo PIBIC/CNPq, tem por objetivo analisar os discursos produzidos por licenciandos do último ano de Pedagogia da UNICAMP, de modo a verificar as representações que esses alunos constroem acerca de diferentes variedades da língua portuguesa e das identidades dos falantes dessas variedades. Para tanto, expomos os sujeitos de pesquisa a amostras, gravadas em áudio, de diferentes variedades sociolingüísticas do português e, em seguida, os entrevistamos. O conjunto de entrevistas obtidas constitui o corpus que está, no momento, sendo analisado. A expectativa é que os resultados dessa pesquisa possam servir de indícios para que saibamos se esses licenciandos estão sendo formados, ou não, para considerar o respeito à diversidade lingüística em seu futuro exercício da docência.

Downloads

Publicado

2008-08-08