LEITURA ANIMADA “CAÇA AOS INSETOS”: ARTICULANDO ARTE E CIÊNCIAS NATURAIS COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICO-DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anna Cecília de Alencar Reis Universidade de São Paulo - Escola de artes, ciências e humanidades / Universidade Federal de São Paulo.
  • Andreia Medeiros Jardim Universidade federal de são paulo
  • Emerson Izidoro dos Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Educação não formal. ciências naturais. leitura animada.

Resumo

Neste artigo apresenta-se um relato de experiência de uma intervenção lúdico-didática no espaço escolar utilizando-se de práticas da educação não formal para possibilitar a criança da Educação Infantil à construção de novos significados e exploração de conhecimentos próprios em seu contexto social. Para tanto, foi realizada a adaptação do livro infantil A curiosidade premiada (ALMEIDA; LINARES, 1986)  em Leitura Animada, prática essa que considera elementos do teatro de bonecos e da contação de histórias, e a ressignificação do conceito de leitura (REIS, 2019). Essa prática norteou a criação de um espaço de investigação e criação da criança frente a uma problematização científica, objetivando a ampliação do pensamento investigativo. Por meio dessa proposta criou-se uma dinâmica de investigações sobre os insetos joaninha, borboleta e abelha, permitindo uma reflexão sobre a relação desses entre os saberes espontâneos e científicos da criança. A intervenção foi realizada em uma turma do estágio II da Educação Infantil, com crianças entre quatro e cinco anos de idade, em uma escola da prefeitura de Guarulhos localizada em uma região periférica da Cidade.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências