DE EXPERIMENTOTECA À LUDOTECA DA CIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE KITS LÚDICO-DIDÁTICOS

Autores

  • Vitor Amorim Universidade de São Paulo
  • Dayana Aparecida Brito dos Santos Universidade de São Paulo
  • Ricardo Augusto Viana de Lacerda Universidade de São Paulo
  • Emerson Izidoro Universidade Federal de São Paulo
  • Luís Paulo Piassi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Educação Não-Formal, Artefatos, Lúdico, Arte e Ciência.

Resumo

Desenvolvida pela equipe do Prof. Dietrich Schiel, no Centro de Divulgação Cientifico e Cultural da Universidade de São Paulo, a Experimentoteca é uma proposta de kits de laboratório de ciências que tinha como objetivo racionalizar o uso de material experimental por meio de um sistema de empréstimo para professores. Parte desse acervo é disponibilizado na Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo ficando sob responsabilidade do Laboratório de Desenvolvimento de Recursos Didáticos em Ciências da Natureza. O programa de difusão científica “Banca da Ciência”, junto a esse laboratório, vem pesquisando e desenvolvendo recursos didáticos, baseados no uso de materiais de baixo-custo e fácil acesso, para o desenvolvimento de atividades de divulgação científica e, principalmente, para o uso em demonstrações científicas de uma forma lúdica para estudantes da escola básica e para outros interessados com uma metodologia que privilegia o lúdico, o dialogismo e as interações sociais. Os kits da Experimentoteca foram agregados ao acervo do laboratório surgindo a Ludoteca da Ciência, cujo foco é a constituição de um acervo de kits lúdico-didáticos para atividades interdisciplinares em ciências, artes e humanidades, tanto para a educação formal como para divulgação da ciência em espaços de educação não formal. Dito isso, objetivamos, com este trabalho, descrever a estrutura, organização e as ações iniciais da Ludoteca da Ciência, contribuindo assim para a discussão de uma experiência de divulgação cientifica.

Biografia do Autor

Vitor Amorim, Universidade de São Paulo

Aluno da Licenciatura em Ciências da Natureza pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Dayana Aparecida Brito dos Santos, Universidade de São Paulo

Professora da Prefeitura Municipal de São Paulo. Graduanda em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Licenciada em Ciências da Natureza (2010) pela Universidade de São Paulo, e em Pedagogia (2014) pela Universidade Nove de Julho.

Ricardo Augusto Viana de Lacerda, Universidade de São Paulo

Técnico especialista da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Especialista em Ensino de Astronomia (2012) pela Universidade de São Paulo, Licenciado em Matemática (1995) pela Universidade Brasil.

Emerson Izidoro, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Educação para a Ciência (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Ensino de Ciências (2003) pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Física (1998) e em Ciências da Natureza (2009) pela Universidade de São Paulo.

Luís Paulo Piassi, Universidade de São Paulo

Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutor em Educação (2007) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Ciências (1995) pela Universidade de São Paulo, Bacharel e Licenciado em Física (1990) pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências