DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PELO PROGRAMA BANCA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA NO CAMPUS GUARULHOS DA UNIFESP

Autores

  • Vitor Amorim Universidade de São Paulo
  • Marina Savordelli Versolato Universidade Federal de São Paulo
  • Emerson Izidoro dos Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Formação de Monitores, Lúdico, Educação Não-Formal, Arte-Ciência

Resumo

Desenvolvemos, no programa de extensão interinstitucional (Unifesp, USP e IFSP) Banca da Ciência a divulgação científica, em vários ambientes, com uma metodologia que privilegia o lúdico, o dialogismo e as interações sociais. O objetivo do programa Banca da Ciência é apresentar conceitos científicos de uma forma lúdica e interativa para estudantes da escola básica e para outros interessados. Para isso contamos com a Banca da Ciência, uma estrutura em forma de banca de jornal adaptada para receber equipamentos científicos e didáticos e com espaço para sua manipulação por grupos de estudantes funcionando como espaço expositivo, além laboratório de investigação e divulgação de ciências. A partir das diferentes demandas, espaços e formatos com os quais trabalhamos, são caracterizadas e delimitadas ações e pesquisas em diferentes projetos que se caracterizam por diferentes públicos, espaços e modalidades de ações. Esses projetos são nomeados por siglas representando personagens de ficção e/ou fantasia. Joaninha, Ellie e Susan Calvin são três projetos desenvolvidos pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp) desde 2018 em colaboração com o subprojeto Pedagogia do Pibid Unifesp. Dito isso, objetivamos, nesse trabalho, descrever a estrutura e as ações do programa Banca da Ciência articulada com a formação dos graduandos do curso de Pedagogia, no campus Guarulhos da Unifesp, contribuindo assim para uma experiência na interface divulgação cientifica – ensino de ciências.

Biografia do Autor

Vitor Amorim, Universidade de São Paulo

Aluno da Licenciatura em Ciências da Natureza pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Marina Savordelli Versolato, Universidade Federal de São Paulo

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Educação Especial (2011) pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2013) pela Universidade Metodista de São Paulo, e Especialista em Ciência e Tecnologia (2017) pela Universidade Federal do ABC. Licenciada e Bacharel em História (2009) pelo Centro Universitário Fundação Santo André, e Licenciada em Pedagogia (2012) pela Universidade Nove de Julho.

Emerson Izidoro dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Educação para a Ciência (2010) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em Ensino de Ciências (2003) pela Universidade de São Paulo. Licenciado em Física (1998) e em Ciências da Natureza (2009) pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiências