Museus e centros de ciências itinerantes: possibilidades e desafios da divulgação científica

Autores

  • Jessica Norberto Rocha Universidade de São Paulo - USP
  • Martha Marandino Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Os museus e centros de ciências são fontes importantes de conhecimento, e eles vêm contribuindo para o aprimoramento da cultura científica, para a educação em ciências e, consequentemente, para a percepção pública do papel da CT&I no desenvolvimento científico e tecnológico do País. Entretanto, no Brasil, o número de visitas a essas instituições ainda é muito reduzido. Então, se as pessoas não vão aos museus, os museus vão a elas. Esse é o papel dos museus e centros de ciências itinerantes, que surgiram como alternativa para enfrentar o desafio da divulgação científica descentralizada dos núcleos urbanos, atendendo, assim, a um grande número de pessoas. No presente trabalho, que é a reflexão inicial de uma pesquisa de doutorado em ensino de ciências, faremos uma retomada histórica desses projetos no País, e discutiremos alguns desafios da divulgação científica itinerante.

Biografia do Autor

Jessica Norberto Rocha, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Ensino de Ciência e Matemática na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Técnica em Divulgação Científica da Fundação Cecierj, onde coordena a Caravana da Ciência e a Praça da Ciência Itinerante.

Martha Marandino, Universidade de São Paulo - USP

Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência – GEENF

Downloads

Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigos