O fim do scriptLattes? Uma análise de suas funcionalidades, alternativas para o presente e perspectivas para o futuro

Autores

  • Tiago Silva Corrêa Universidade Federal de São Carlos - PPGCTS
  • Manuella Barbosa Suzuki Universidade Federal de São Carlos - PPGCTS
  • Paulo Roberto Cintra Universidade Federal de São Carlos - PPGCTS
  • Luzia Sigoli Fernandes Costa Universidade Federal de São Carlos - PPGCTS

Resumo

A Plataforma Lattes, desenvolvida pelo CNPq, ofereceu acesso e padronização de registros acadêmicos e profissionais dos pesquisadores atuantes em território brasileiro. É uma ferramenta na qual os usuários podem se conectar de maneira simples, com a possibilidade de recuperar dados. Existem restrições para se analisar, quantificar e compilar a pesquisa científica nacional como um todo, e os currículos lattes podem ser utilizados para essas análises, visto que os cientistas buscam manter seus currículos atualizados na plataforma. Este trabalho buscou apresentar e discutir as vantagens em se utilizar a ferramenta scriptLattes para extração e visualização dos dados obtidos a partir dos currículos. Entre essas vantagens estão facilidade e diminuição de tempo para a análise de uma grande quantidade de currículos, geração de indicadores bibliométricos e verificação das redes de interação entre autores e coautores. O trabalho também abordou os recentes mecanismos de segurança implantados pelo CNPq que evitam a extração de informações e sua publicação indevida por sites não autorizados, o que consequentemente prejudica o funcionamento do scriptLattes.

Biografia do Autor

Tiago Silva Corrêa, Universidade Federal de São Carlos - PPGCTS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Matemática e Administração Pública. Responsável pela gestão administrativa e financeira de um Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de São Carlos. Tem interesse em gestão pública, Extração de dados Lattes e Sistemas Computacionais de gestão. 

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Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigos