Percepção Pública da Ciência e sua relação com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC): Um estudo sobre o Município de São Carlos- SP

Bárbara Pacheco Carita Lopes, Joana Brás Varanda Marques, Tárcio Minto Fabrício, Denise de Freitas

Resumo


O presente trabalho busca retratar a percepção pública da Ciência no município de São Carlos – SP e sua relação com o Centro de Divulgação Científica e Cultural da cidade, o CDCC. Esta pesquisa surge a partir da constatação de que há uma crescente presença da ciência na vida dos indivíduos e sociedades, em distintos e variados cenários, mas que não é acompanhada por uma participação de todos os cidadãos nos processos de tomada de decisões relacionadas à temática da Ciência e Tecnologia (C&T). Numa perspectiva CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, e na defesa da necessidade de uma alfabetização científica para todos, entendemos que os museus e centros de ciências, por se constituírem como importantes instituições reconhecidas no cenário da divulgação científica, e que mantém especial relação com as comunidades escolares, podem assumir um papel ainda mais preponderante ao terem a possibilidade de dialogar com um público amplo. Os objetivos deste trabalho foram: i) identificar se a população percebe a presença da ciência em seu cotidiano e de que maneira a representa; ii) entender como a população se relaciona com o CDCC e em que medida o Centro contribui para a compreensão de assuntos em C&T e de questões cotidianas. Entrevistamos 385 pessoas entre maio e dezembro de 2011, e, para análise quali-quantitativa dos dados provenientes do protocolo de questões, utilizamos análise de conteúdo e estatística relacional e descritiva. De um modo geral, a maior parte da população de São Carlos percebe a presença da ciência em sua vida cotidiana de diversas formas e a retrata como a grande responsável pela melhoria da vida humana. Grande parte dos entrevistados conhece o CDCC e este contribui para a compreensão de assuntos C&T. Ainda assim, é possível perceber que a probabilidade de conhecer o CDCC cresce com o aumento da renda e para níveis de escolaridades mais elevados.

 

Palavras-chave: Percepção Pública da Ciência; Museus e Centros de Ciências; Centro de Divulgação Científica e Cultural – CDCC; Perspectiva CTS; Alfabetização Científica

 


Texto completo:

PDF


Indexadores: