Evolução biológica no ensino de ciências: um relato de experiência

Autores

  • Eduardo Habermann Universidade Federal de São Carlos
  • Bárbara Pacheco Lopes Universidade Federal de São Carlos
  • Mariana Santos Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Esse artigo relata uma experiência de estágio em ensino de ciências do curso de licenciatura plena em ciências biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A dupla   cursava o oitavo semestre e abordou o tema da evolução biológica na oitava série do ensino fundamental de uma escola pública situada na periferia da cidade de São Carlos. Dada a importância do assunto para o ensino de ciências e biologia, trazemos algumas reflexões advindas de nossas intervenções, como a dificuldade em lidar com a crença religiosa dos alunos e os obstáculos que ela traz para a compreensão da evolução biológica; as contribuições da história da ciência e das concepções prévias dos estudantes para construir aprendizagens contextualizadoras e significativas.  

Biografia do Autor

Eduardo Habermann, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, campus São Carlos. Atualmente é bolsista de iniciação cientifica pela FAPESP na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: potencial alelopático em espécies do Cerrado, fitotoxidade, isolamento biodigirido, atividade antifúngica, atividade antioxidante, produtos naturais.

Bárbara Pacheco Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos, com atuação e interesse nas áreas de Educação Científica, Comunicação Científica, Abordagem CTSA, Educação Ambiental e Agroecologia.

Mariana Santos, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Atualmente é doutoranda da área de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, identificação profissional, história oral e história de vida.

Downloads

Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Artigos