O setor empresarial e a comunicação envolvendo inovação e propriedade intelectual

Autores

  • Tatiane Furukawa Liberato Unicamp

Resumo

Os investimentos em pesquisas têm aumentado nos últimos anos, contribuindo com o processo inovador e tecnológico do país. A partir daí, a proteção da inovação por meio da propriedade intelectual tornou-se prática estratégica das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), bem como das empresas privadas no Brasil. O presente artigo tem como objetivo principal o estudo da comunicação que envolve a inovação e a propriedade intelectual direcionada ao seu público principal de interesse, o setor empresarial. Assim, pretende-se avaliar o quanto estas empresas absorvem da comunicação gerada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e demais órgãos no processo de divulgação de patentes, enfatizando a importância de se discutir e implementar instrumentos adequados à comunicação de universidades e institutos de pesquisa com o intuito de fazer face às novas demandas no campo da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia. Os resultados analisados poderão contribuir para os estudos em percepção pública de ciência e tecnologia, bem como da comunicação pública da ciência. 

Biografia do Autor

Tatiane Furukawa Liberato, Unicamp

Mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Araraquara (2009). Atualmente é assessora de comunicação da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Agência de Inovação da UFSCar.

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Publicado

2014-07-28

Edição

Seção

Artigos