Carta na Escola e a escola no aluno: possíveis processos de divulgação cultural

Stella de Mello Silva

Resumo


Neste artigo, apresento o projeto de pesquisa, de natureza qualitativa, centrado na reflexão sobre Educação, Comunicação e Cultura, tendo como referencial teórico os Estudos Sociais e Culturais. O objetivo principal deste projeto é compreender o olhar cultural do professor de Ensino Médio, a partir do uso da mídia na escola. Para isto, será investigada a revista Carta na Escola – suplemento dito especializado em Ensino Médio - da revista semanal de informação, Carta Capital. Pretendo verificar de que forma os conteúdos jornalísticos sobre acontecimentos da atualidade são utilizados pelos professores, como complemento paradidático em diferentes disciplinas. Para isso, examinarei, ainda, sua recepção e compreensão entre os alunos. O corpus da pesquisa é constituído por duas etapas. Inicialmente, serão analisados alguns exemplares da revista, publicados no período de agosto a dezembro de 2011, para melhor entendimento da proposta pedagógica da revista. Nesta etapa, será utilizada a Análise de Conteúdo Clássica (BARDIN, 1988 e KRIPPENDORFF, 1980), que sugerem um tipo de unidade/amostragem temática ou semântica, visto que os textos da presente proposta implicam em juízo humano. Em seguida, ancorada nos estudos das Teorias de Recepção, a pesquisa usará o método de Grupo Focal com 8 professores e 16 alunos. Esta estratégia metodológica permitirá compreender, numa perspectiva dialógica, como se opera, na sala de aula, o debate cultural e formador de visão demundo dos alunos. Finalmente, por meio de cruzamento dos dados coletados (documentos, entrevistas, observação direta), será feita a análise final dos resultados do trabalho sob uma perspectiva foucaltiana (1979), por propiciar um olhar historicamente discursivo dos atores sociais subjacentes aos textos e aos contextos.

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