Mérito e impacto da Exposição Energia & Vida: um estudo avaliativo

Irany da Silva Murta, Luci Hildenbrand

Resumo


Este artigo resulta do estudo que avaliou o mérito da Exposição Energia & Vida e seu impactonas práticas pedagógicas de professores da Educação Básica. Por meio de três questões avaliativas buscou-se conhecer com que objetivo o professor realizou a visitação; qual oreflexo desta visitação na prática docente; até que ponto o professor mostrou-se receptivo ao evento. A avaliação, de cunho formativo, fez uso da abordagem centrada nos participantes. Estudos relacionados à visitação de alunos e professores a Centros de Ciências e consulta a stakeholders do Espaço Ciência Interativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - (ECI/IFRJ) contribuíram para a definição dos critérios adotados no estudo, que incluíram as categorias Mérito e Impacto, suas dimensões e indicadores. Os dados levantados junto a 30 professores e 16 mediadores foram analisados utilizando-se, predominantemente, o método qualitativo e a análise de conteúdos. Os resultados evidenciaram que: por ocasião da visitação, os professores visaram objetivos pedagógicos; a Exposição estimulou os docentes a articular os conteúdos vivenciados no evento com aqueles que integram o currículo escolar; os professores mostraram-se altamente receptivos aos conteúdos da Exposição, quer dispondo-se, por exemplo, a trazer novos grupos de alunos para visitação, quer dispondo-se a participar de programas de formação continuadano ECI. A avaliação confirma o mérito da Exposição Energia & Vida e seu impacto nas práticas pedagógicas dos professores visitantes. Dentre as recomendações, destacam-se a intensificação da divulgação do evento junto as escolas de Educação Básica da região e a disponibilização de materiais didáticos, que informem aos professores acerca dos conteúdosda Exposição, favorecendo a articulação entre estes e os objetivos curriculares.

Texto completo:

PDF


Indexadores: