O ensino das ciências naturais para alunos surdos: concepções e dificuldades dos professores da escola Aloysio Chaves – Concórdia/PA

Esilene dos Santos Reis, Lucicléia Pereira da Silva

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa, realizada através de entrevistas junto aos professores de ciências da Escola Estadual Aloysio da Costa Chaves como objetivo de investigar as concepções e atuação dos mesmos no processo de inclusão de estudantes surdas que cursam o ensino médio na referida escola. De acordo com as informações levantadas e analisadas nessa pesquisa, os professores de ciências definem a educação inclusiva como uma educação digna e de qualidade para todos, sem distinção. Porém, ainda é preciso lutar e vencer as resistências e preconceitos que ainda existem. A formação dos educadores tem um papel importante para remoção das barreiras que impedem o progresso da inclusão, no caso dos alunos surdos, a falta de habilidade dos professores em se comunicar na língua brasileira de sinais (Libras) constitui-se um dos principais motivos que dificultam a ocorrência da aprendizagem.

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