Uma leitura de divulgação científica sobre Física Quântica no Ensino Médio

Autores

  • André Coelho da Silva Unicamp
  • Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Resumo

A necessidade de introdução da Física Quântica no Ensino Médio é bastante justificada dado o número de publicações na área de ensino de Ciências que defendem essa posição e as indicações de documentos oficiais da educação no Brasil, que também apontam nesse sentido. Entretanto, a Física Quântica, assim como o conhecimento da Física, é produzida numa linguagem matemática, muitas vezes de difícil compreensão por parte dos alunos devido à sua complexidade. Uma possível alternativa para superar esse empecilho é o uso de textos de divulgação científica, afinal, eles têm como principal propósito divulgar o conhecimento científico para um público não especializado, utilizando para isso, em geral, a linguagem comum. Assim, neste trabalho buscamos compreender de que forma estudantes do Ensino Médio produzem sentidos a partir da leitura de um pequeno texto de gênero divulgação científica que fala de forma bastante introdutória sobre a Física Quântica e algumas de suas aplicações tecnológicas. O texto foi montado a partir de recortes de artigos publicados na revista de divulgação científica “Com Ciência” (SBPC/Labjor - Unicamp). Nossos resultados parecem indicar, sobretudo, que a leitura sobre Física Quântica em aulas de Física pode contribuir: na construção de uma cultura sobre Física e no incentivo para o interesse em estudar a Física Quântica. 

Biografia do Autor

André Coelho da Silva, Unicamp

Licenciado em Física pela Unicamp. Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Tem desenvolvido pesquisas na área de ensino de Física.

Maria José Pereira Monteiro de Almeida

Professora Titular da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de ensino de Ciências. Já orientou diversos mestrados, doutorados, pós-doutorados e iniciações científicas.

Downloads

Publicado

2012-10-27

Edição

Seção

Artigos