CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA TRANSDISCIPLINAR EM LA

Autores

  • Paula Baracat De Grande UNICAMP

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta as bases teórico-metodológicas de minha pesquisa de mestrado, intitulada “Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada” e orientada pela Profa. Dra. Angela Kleiman. Discuto, inicialmente, as abordagens do conceito de identidade relevantes a minha pesquisa, para, então, definir como o conceito é abordado na articulação com a perspectiva dos Estudos do Letramento e a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin, que informam teoricamente a investigação. Por fim, passo às implicações metodológicas trazidas por tal perspectiva transdisciplinar. Palavras-chave: identidade, letramento, dialogismo, pesquisa qualitativa

Biografia do Autor

Paula Baracat De Grande, UNICAMP

Mestranda em Lingüística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), orientada pela Drª Angela Bustos Kleiman, desenvolve pesquisa intitulada “Processos de formação da identidade profissional de professores em formação continuada”, financiada pela FAPESP. Trabalha com formação de professores, na linha teórica dos estudos do letramento. Link para o Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4710275P2

Downloads

Publicado

2009-06-26