O OUVINTE E SUA RELAÇÃO COM A LÍNGUA DE SINAIS E COM A SURDEZ
Palavras-chave:
Multiculturalismo, Plurilingüismo e Educação BilíngüeResumo
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma pesquisa em andamento sobre como se constrói a relação do ouvinte com o mundo da Surdez, levantando as dificuldades/facilidades encontradas nessa interlocução e focalizando o processo de entrada desse ouvinte em contato/conflito com a Língua de Sinais. Através de uma pesquisa etnográfica (Erickson, 1984), essa relação é observada a partir da experiência da pesquisadora durante um curso de Língua de Sinais, ministrada por um professor surdo. Neste trabalho, primeiramente, a pesquisadora manteve um diário de campo durante as aulas de Línguas de Sinais por ela freqüentadas como aluna e observadas. Em um segundo momento, busca-se realizar a análise dos dados visando construir respostas sobre como se constrói essa relação, além de buscar respostas sobre esse processo de entrada como forma de começar a conhecer uma realidade desconhecida e “estranha” para o ouvinte. ABSTRACT: This paper aims to present an ongoing research about how to build the relationship between the listener and the world of Deafness. Through an ethnographic research (Erickson, 1984), this relationship is observed from the experience of the researcher during a course on Sign Language, given by a deaf teacher.Downloads
Publicado
2008-11-05
Edição
Seção
Artigos