O EFEITO RETROATIVO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM LE (INGLÊS) EM SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Língua Estrangeira, Aquisição de LinguagemResumo
RESUMO: A avaliação de rendimento em língua estrangeira tem refletido, em sua aplicação na escola básica brasileira, os problemas inerentes ao ensino de Língua Estrangeira (doravante LE) ali presentes. Neste trabalho nos propomos a fazer uma sucinta revisão bibliográfica de estudos de modelos de avaliação diferentes: o modelo classificatório, cumulativo onde a avaliação se coloca isolada do processo de aprendizagem, e o modelo formativo, que prioriza o crescimento a partir de um processo avaliativo que forneça feedback informativo ao aluno. Através de pesquisa qualitativa realizada com alunos de oitavo ano/sétima série do Ensino Fundamental na instituição particular de ensino onde trabalhamos, buscamos conhecer o efeito retroativo da avaliação sobre a motivação dos alunos para aprender inglês como LE. Para tanto, foram aplicados no decorrer de um ano letivo, questionários, realizadas entrevistas e registros em vídeo e em diários que nos permitiram estudar em que medida os dois modelos de avaliação afetam a motivação dos aprendizes manifestando-se no envolvimento do aprendiz no processo de aprendizagem da LE. A análise parcial dos primeiros dados revelam que a avaliação formativa exerce um efeito retroativo benéfico entre alunos de rendimento pouco abaixo e dentro da média estipulada para aprovação pela instituição de ensino onde se realizou a pesquisa, efeito que se traduziu numa melhoria parcial de sua participação em sala de aula e em seu rendimento. ABSTRACT: This text describes recent developments on the concept of formative assessment in contrast to the concept of summative assessment, taking into account the need of feedback within the process of FL learning. Our aim in this paper is to see both in our review and research carried out among 7th Grade students in a private elementary school, how summative and formative assessment as part of instruction can through its washback effect, strengthen students’ motivation to learn and in consequence, enhance their involvement in learning.Downloads
Publicado
2008-11-05
Edição
Seção
Artigos