PALAVRAS CITADAS DO INTERLOCUTOR: ESTRATÉGIA DE ARGUMENTAÇÃO NAS CARTAS ARGUMENTATIVAS DO VESTIBULAR DA UNICAMP
Palavras-chave:
Língua MaternaResumo
RESUMO: O objetivo deste trabalho é mostrar como a citação da palavra do interlocutor pode se tornar uma importante estratégia de argumentação no gênero carta argumentativa do Vestibular da Unicamp. A carta é um gênero discursivo que circula pelas várias esferas sociais. O Vestibular se apropria desse gênero para utilizá-lo como forma de avaliação, caracterizando-a como uma carta em que um locutor deve argumentar a fim de se convencer um determinado interlocutor. Considerando a questão da ficcionalização (Schneuwly, 2004), pode-se dizer que as propostas das cartas argumentativas exercem função reguladora e modeladora desse gênero, na medida em que apresentam instruções ou “parâmetros contextuais” que orientam a escrita do vestibulando. Uma análise das propostas mostra que, em várias, a ficcionalização traz um texto de opinião de um sujeito e pede para que o vestibulando, em sua carta, argumente a fim de discordar da sua opinião. A análise de cartas argumentativas produzidas a partir dessa orientação, no Vestibular de 1993, indicia a construção de uma relação polêmica (Maingueneau, 2005), em que a argumentação do locutor é construída a partir de argumentos e, sobretudo, a partir da desqualificação do discurso e do ethos (Maingueneau, 1997) do seu interlocutor. Essa análise também indicia que a citação das palavras do outro – do interlocutor – no fio da argumentação pode ser considerada a principal estratégia argumentativa na desqualificação do ethos e do discurso do seu interlocutor, caracterizando a argumentação no gênero carta argumentativa do Vestibular da Unicamp. ABSTRACT: The purpose of this paper is to show how the citation of the interlocutor’s words may be an important argumentative strategy in the discoursive genre called argumentative letter in Unicamp Vestibular. Letters are a discoursive genre used in various social spheres and is used in Unicamp Vestibular as a form of evaluating students’ writings. The genre is characterized in Vestibular as a letter in which the speaker has to argue in order to convince a certain interlocutor. Based on Schneuwly’s (2004) proposal of fictionalization, we can assume that the proposals of argumentative letters regulate and model this genre, as they present instructions that direct the students’writings. The analysis of the proposals shows that they often have an opinative text and the students are invited to write a letter to the author of this text with arguments in the opposite direction. The analysis of a corpus of argumentative letters written by students in 1993 Vestibular suggests that there is a polemic relation (Maingueneau, 2005), where the arguments are built specially by disqualifying the interlocutor’s discourse and ethos (Maingueneau, 1997). The analysis also indicates that the citation of the interlocutor’s words may be considered the main argumentative strategy employed in order to disqualifying the interlocutor’s discourse and ethos, being thus the main characteristic of this genre in this situation.Downloads
Publicado
2008-11-05
Edição
Seção
Artigos