O FOCALIZADOR PERSONAGEM: O IMIGRANTE EM "MARCO ZERO" DE OSWALD DE ANDRADE E "O ESTRANGEIRO" DE PLÍNIO SALGADO
Palavras-chave:
Modernismo, Focalizador Personagem, Romances, ImigrantesResumo
RESUMO: Nesse trabalho, comparamos o uso da técnica do focalizador personagem, conforme a teorização de Mieke Bal, em Marco Zero e em O Estrangeiro. Em Marco Zero investigou-se função do focalizador personagem. Em O Estrangeiro notamos a focalização personagem muito vinculada a um personagem, o russo Ivã. A focalização foi a suporte de sua reflexão durante todo o romance. Em Marco Zero, além de variar mais de personagens, a focalização teve a função de introduzir no texto o depoimento dos imigrantes sobre o contexto internacional, ou seja, foi utilizada de maneira diversa. ABSTRACT: We analyzed in this work the cyclic novels of Oswald de Andrade: Marco Zero I and II and a novel called The Stranger by Plínio Salgado.We compared the use of the technique of the transmission of the focus for a personage (Mieke Bal). In The Stranger the focus was transmitted to a personage called Ivã. In Marco Zero, beyond varying personages, the focus had the function to introduce in the text the testimony of the immigrants on the international context, that is, the focalization was the same technique, but used in inverse way.Downloads
Publicado
2008-11-05
Edição
Seção
Artigos