EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE ACADÊMICA E DIFICULDADES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Autores

  • Eliane A. Pasquotte-Vieira Unicamp-IEL

Resumo

Este trabalho resume os primeiros passos do projeto de pesquisa de doutorado da autora sobre práticas de letramentos existentes nas esferas acadêmicas. Com base nos Novos Estudos do Letramento sobre os Letramentos Acadêmicos (STREET & LEA, 1998; 2006) e na teoria bakhtiniana dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), o objetivo principal da pesquisa de doutoramento é o mapeamento, a reflexão e a análise de algumas práticas sociais de letramentos acadêmicos nos contextos reais em que ocorrem. Em decorrência desse mapeamento, é possível também refletir sobre as relações existentes entre as exigências e expectativas da comunidade acadêmica e as necessidades e dificuldades dos estudantes para efetivá-las. A coleta de dados, em andamento, tem considerado algumas práticas letradas acadêmicas de alunos de um curso de mestrado "stricto sensu” na área de Ciências Agrárias de uma universidade federal no interior do estado de São Paulo.

Biografia do Autor

Eliane A. Pasquotte-Vieira, Unicamp-IEL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto dos Estudos de Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq, processo 140567/2010-0.

Downloads

Publicado

2012-12-26