O CINEMATÓGRAFO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA BRASILEIRA DE 1894 A 1930

Autores

  • Danielle Crepaldi Carvalho Nelly Teresa Crepaldi Carvalho/ Antonio Carlos Carvalho

Resumo

No final do século XIX, o desenvolvimento técnico redefiniu o modo como se compreendia a realidade. A imprensa absorveu mais homens de letras, tornando possível a profissionalização do escritor. Saciar o público ansioso e apressado tornou-se uma necessidade para aqueles que queriam se manter nas folhas, daí sua dedicação aos textos curtos, que podiam ser rapidamente consumidos. Assunto privilegiado por esses escritores foi o cinematógrafo, medium que somava arte e técnica e parecia simbolizar bem aquele momento em que tudo caminhava rápido. Este trabalho de Doutorado pretende compilar e analisar a prosa curta produzida entre 1895 e 1930 e publicada em periódicos, buscando compreender como a escrita sobre o cinematógrafo se tornou uma escrita cinematográfica. Ele terá como anexo uma antologia sobre o tema, a qual visa a facilitar o acesso do público a folhas com as quais ele não mais pode ter contato.

Biografia do Autor

Danielle Crepaldi Carvalho, Nelly Teresa Crepaldi Carvalho/ Antonio Carlos Carvalho

Instituto de Estudos da Linguagem - Departamento de Teoria e História Literária

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Publicado

2011-12-02