Os mimos populares e os espetáculos dramáticos no período helenístico
Palavras-chave:
Mimo. Idílio. Teócrito. Herodas.Resumo
Este artigo pretende comentar, por meio de fontes antigas, a existência, a partir do período helenístico, de variadas performances dramáticas à margem da tradição literária grega. Após uma discussão sobre a inserção desses espetáculos populares ao conceito de mimo, será sugerida a possibilidade de eles terem influenciado a produção literária de autores como Herodas e Teócrito, explorando alguns vínculos evidentes entre os mimos e os idílios.Referências
ACOSTA-HUGHES, B. Polyeideia: The Iambi of Callimachus and the Archaic Iambic Tradition, Berkeley: University of California Press, 2002.
ADLER, A. (ed.) Suidae Lexicon. Leipzig: Teubner, 1928-1935.
ALBINI, U. Il Mimo a Gaza tra il V e il VI sec. d. Cr., SIFC n. 15, p. 116-22, 1997.
ANDREASSI, M. Mimi greci in Egitto : Charition e Moicheutria, Nápoles: Paulomar, 2001.
BABBITT, F. C. Plutarch. Moralia (vol. 1). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1927.
BAILEY, D. R. S. Valerius Maximus. Memorable Doings and Sayings (Books 1-5). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2000.
BOECKHIO, A.; FRANZIUS. I. Corpus Inscriptionum Graecarum (vol. III). Berlim: Officina Academica, 1853.
BONARIA, M. Mimorum romanorum fragmenta. Genova: Istituto di Filologia Classica, 1956.
BONARIA, M. Romani Mimi, Roma: In Aedibus Athenaei, 1965.
CAZZANIGA, I. Note marginali al Papiro Berlinese 13927 (V-VI d. C.): um inventario di oggetti necessari per le rappresentazioni sceniche, Studi Classici e Orientali n. 7, p. 7-19, 1958.
CICU, L. Problemi e Strutture del Mimo a Roma, Sassari: Gallizzi, 1988.
CICU, L. Il Mimo Teatrale Greco-Romano : lo Spettacolo Ritrovato, Roma: Università La sapienza, 2012.
CLAYMAN, D. L. Callimachus' Iambi, Leiden: E. J. Brill, 1980.
CRESCI, L. R. Imitatio e Realia nella polemica di Coricio sul mimo (Or. 32 Forster Richtsteig), Koinonia n. 10, p. 49-66, 1986.
CUNNINGHAM, I. C. Herodas: Mimiambi, Oxford: Oxford University Press, 1971.
CUNNINGHAM, I. C. Herodae Mimiambi: cum Appendice Fragmentorum Mimorum Papyraceorum, Leipzig: Teubner, 1987.
DARIS, S. Lo Spettacolo nei Papiri Greci, Aevum Antiquum n. 1, pg 77-93, 1988.
DEZOTTI, M. C. C. O Mimo Grego: uma Apresentação, Itinerários n. 6, p. 37-46, 1993.
DEZOTTI, M. C. C. Uma Apresentação de Herondas: Mimo I. in OLIVA NETO, J. A. (org.) I Semana de estudos Helenísticos. São Paulo: Humanitas, 2010.
DI GREGORIO, L. Eronda: Mimiambi (I-IV), Biblioteca di Aevum Antiquum 9, Milão: Vita e Pensiero, 1997
DI GREGORIO, L. Eronda: Mimiambi (V-XII), Biblioteca di Aevum Antiquum 16, Milão: Vita e Pensiero, 2004.
DUBUISSON, M.; SCHAMP, J. Jean le Lydien. De Magistratures de l'État Romain (2 vol.). Paris: Les Belles Lettres, 2006.
ESPOSITO, E. Il Fragmentum Grenfellianum (P. Dryton 50): Introduzione, Texto Critico, Traduzione e Commento, Bologna: Pàtron, 2005.
ESPOSITO, E. Herodas and the Mime in CLAUSS, J. J.; CUYPERS, M. Companion to Hellenistic Literature, Oxford: Oxford University Press, 2010.
FANTHAM, E. Roman Readings: Roman Response to Greek Literature from Plautus to Statius and Quintilian, Berlin: De Gruyter, 2011.
FANTUZZI, M. ; HUNTER, R. Tradition and innovation in Hellenistic poetry, Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
FOERSTER, R.; RICHTSTEIG, E. Choricii Gazaei Opera. Leipzig: Teubner, 1929.
GIANOTTI, G. F. Histriones, Mimi et Saltatores: per uma Storia degli Spettacoli Leggeri1 d'Età Imperiali in AA. VV. Vitae Mimus. Forme e Funzioni del Teatro Comico Greco e Latino, Como: Edizioni New Press, 1993.
GIGANTE, M. Rintone e il Teatro in Magna Grecia, Nápoles: Guida, 1971.
GOW, A. S. F.; PAGE, D. L. The Greek Anthology. Hellenistic Epigrams. Cambridge: Cambridge University Press, 1965.
GUTZWILLER, K. Theocritus' Pastoral Analogies, Madison: Wisconsin University Press, 1991.
GUTZWILLER, K. "The Evidence for Theocritean Poetry Book" in HARDER, M. A.; REGTUIT, R. F.; WAKKER, G. C. Theocritus (Hellenistica Groningana 2), Groningen: Egbert Forsten, 1996.
HALPERIN, D. Before Pastoral. Theocritus and the Ancient Tradition of Bucolic Poetry, New Haven: Yale University Press, 1983.
HORDERN, J. H. Sophron's Mimes, Oxford: Oxford University Press, 2004.
HUNTER, R. L. The Presentation of Herodas' Mimianboi. Antichton n. 27, p. 31-44, 1993.
JOHNSON, W. A. Musical Evenings in the Early Empire: New Evidence from a Greek Papyrus, JHS n. 120, p. 57-85, 2000.
KASSEL, R. & AUSTIN, C. (eds.) Poetae Comici Graeci, (vol.1)., Berlin and New York, De Gruyter,1983.
KEIL, H. Grammatici Latini (vol. 1). Leipzig: Teubner, 1857.
LELLI, E. Critica e Polemiche Letterarie nei Giambi di Callimaco, Alessandria: Edizioni dell' Orso, 2004.
MASTROMARCO, G. The Public of Herondas, Amsterdam: J. C. Gieben, 1984.
MASTROMARCO, G. Il Mimo Greco Letterario, Dioniso n. 61, p. 169-92, 1991.
MILES, G. B. Characterization and the ideal of innocence in Theocritus' Idylls, Ramus n. 6, p. 139-64, 1977.
MINAR JR., E. L.; SANDBACH, F. H.; HELMBOLD, W. C. Plutarch. Moralia (vol. 9). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1961.
OLSON, S. D. Athenaeus. The Learned Banqueters (Books I-III. 106e). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2006.
OLSON, S. D. Athenaeus. The Learned Banqueters (Books XIII. 594b-XIV). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2011.
PANAYOTAKIS, C. Decimus Laberius. The Fragments, Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
PARCA, M. G. Ptocheia or Odysseus in Disguise at Troy (P. Köln VI 245), Atlanta: Scholars Press, 1991.
RADICE, B. Pliny. Letters (Books 1-7). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1969.
REYNOLDS, R. W. The Adultery Mime, CQ n. 40, p. 77-84, 1946.
RODRIGUES JUNIOR, F. O Mimo Grego Literário no Período Helenístico in WERNER, C,; SEBASTIANI, B. B.; DOURADO-LOPES, A. Gêneros Poéticos na Grécia Antiga: Confluências e Fronteiras, São Paulo: Humanitas, 2014.
ROSEN, R. Mixing of Genres and Literary Program in Herodas 8. HSCP n. 94, p. 205 16, 1992.
RUSSELL, D. A. Quintilian. The Orator's Education (Books 3-5). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2001.
SANTELIA, S. Charition Liberata (P. Oxy.413), Bari: Levante Editori, 1991.
STEPHANES, I. E. Chorikiou sophistou Gazēs Synēgoria mimōn, Thessalonike: Akademia Athenon, 1986.
STOREY, I. C. Eupolis, Poet of New Comedy, Oxford: Oxford University Press, 2003.
SUTTON, E. W. Cicero. De Oratore (Books I-II). Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1948.
SWIDEREK, A. Le Mime Grec en Egypte, Eos n. 47, p. 63-74, 1954.
VAN SICKEL, J. B. Epic and Bucolic. QUCC n.19, p. 45-72, 1975.
WEBB, R. Demons and dancers: performance in late antiquity, London: Harvard University Press, 2008.
WENDEL, C. Scholia in Theocritum Vetera, Leipzig: Trubner, 1914.
WESSNER, P. Aeli Donati Commentum Terenti. Leipzig: Teubner, 1902-1908.
WHEELER, A. L. Ovid. Tristia. Ex Ponto. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1996.
YPSILANTI, M. Mime in verse: strategic affinities in Theocritus and Herondas, Maia n. 58, p. 411-31, 2006.
ZANKER, G. Realism in Alexandrian Poetry. London: Croom Helm, 1987.
ZANKER, G. Herodas' Mimiambs, Oxford: Oxbow, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao se submeterem textos para a PhaoS, seus autores devem estar cientes de que, se aprovados para publicação, a revista terá sobre eles todos os direitos autorais pertinentes. Originais não serão devolvidos.