Ensino inicial de Latim: a cultura clássica através de textos

Autores

  • Giovanna Longo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Palavras-chave:

Latim. Linguística aplicada. ensino. cultura clássica. texto.

Resumo

O entendimento do latim como língua materna impõe o texto legítimo como única fonte a partir da qual é possível extrair os dados daquele sistema linguístico. Dessa perspectiva, a aquisição da competência de leitura é o principal objetivo do estudo desse idioma. O presente artigo apresenta uma proposta didática que permite, desde as lições iniciais de Latim, trabalhar com a compreensão das estruturas oracionais simples e das oposições de caso, em função das noções de texto e contexto. O material é formulado a partir de fontes originais sem a necessidade de recorrer, por um lado, a adaptações ou facilitações em latim ou, por outro, ao uso de frases isoladas de seus contextos. Com isso, busca-se garantir não apenas o entendimento das estruturas linguísticas, mas também, e sobretudo, de importantes tópicos da cultura e literatura clássicas.

Biografia do Autor

Giovanna Longo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Linguística, Área de Latim,  Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara

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Publicado

2016-01-06

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Artigos