A inutilidade dos homens. Considerações sobre a condição humana nos poemas homéricos e nos de Hesíodo
Palavras-chave:
Greek mythology. Homeric poems. Hesiodic poems. Human condition.Resumo
Comparing the importance of work in greek, babilonian and semitic mythologies, I examine the particularity of greek conception of human nature as presented in its most ancient texts. I propose that the surprising absence of a myth about the criation of human race in the homeric poems and in those of Hesiod must be considered a significant characteristic of greek mythology.Referências
ANÔNIMO. Sobre o sublime. Edição, introdução e notas por D. A. Russell. Oxford: Oxford University Press, 1964.
AUBRIOT, D. Hymne et prière à travers Homère et quelques autres poètes: la démarche religieuse à l’époque archaïque. Entretiens sur l’Antiquité Gréco-Romaine. Liège: Université de Liège, 1996.
AUERBACH, E. Mimesis. A representação da realidade na literatura ocidental. Estudos – Crítica 2. Trad. por G. B. Sperber. São Paulo: Perspectiva, 19762.
BALDRY, H.C. The unity of mankind in Greek thought. Cambridge: Cambridge University Press, 1965.
BARCK, C. Wort und Tat bei Homer. Hindelsheim / New York: Olms, 1976.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Edições Paulinas, 1992
BOTTERO, J., KRAMER, S. Lorsque les dieux faisaient l’homme. Mythologie mésopotamienne. Paris: Gallimard, 1989.
BRANDÃO, J. As origens do homem (Hesíodo e o Atrahasis). In: DOURADO-LOPES, A. O., LAGE, C., FLORES, O. (Org.). Scripta Classica. História, Literatura e Filosofia na Antigüidade Clássica. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1999, p. 31-45.
BURKERT, W. Grieschiche Religion der archaischen und klassischen Epoche. Stuttgart / Berlin / Köln / Mainz: W. Kohlhammer, 1977.
CHANTRAINE, P. Dictionnaire étymologique de la langue grecque. Histoire des mots. Paris: Klincksieck, 19992.
CLAY, J. S. Hesiod's cosmos. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
DESCAT, R. L’acte et l’effort. Une idéologie du travail en Grèce ancienne (VIII – V siècle av. J.-C.). Besançon-Lille: Centre de Recherches d'Histoire Ancienne, 1986.
DUARTE, A. S. Laerte e o mundo do trabalho na Odisseia. Nuntius Antiquus, 3, pp. 3-13, 2009.
ELIADE, M. Eschatologie et cosmogonie. La fin du monde dans le passé et l'avenir. In: Aspects du mythe. Paris: Gallimard, 1963, pp. 71-94.
FINLEY, M. The world of Ulysses. New York: New York Review of Books, 2002.
FRÈRE, J. Ardeur et colère. Le thumos platonicien. Paris: Kimé, 2004.
FRIEDLÄNDER, P. Lachende Götter, Die Antike, 10, pp. 209-226, 1934 (reeditado em _________. Studien zur antiken Litteratur und Kunst, Berlin, 1969, pp. 3-18, 1969).
GRIFFIN, J. Homer on life and death. Oxford: Oxford ,University Press, 1980.
GUARDUCCI, M. Leggende dell’antica Grecia relative all’origine dell’umanità e analoghe tradizioni di altri paesi. Atti della Reale Accademia Nazionale dei Lincei, pp. 379-459, 1927.
HEITSCH, E. TLEMOSYNE. Hermes, 92, p. 257-264, 1964.
HESIOD. Works and days. Edição, introdução e notas, por M. L. West. Oxford: Clarendon Press, 1978.
JAEGER, Werner. Paideia. A formação do homem grego. Trad. por A. M. Parreira. São Paulo / Brasília: Martins Fontes / Universidade de Brasília, 1989.
KIRK, G. S. War and the warrior in the homeric poems. In: VERNANT, J.-P. (Org.). Problèmes de la guerre en Grèce ancienne. Civilisations et Sociétés 11. Paris / La Haye: Mouton & Co., 1968, pp. 93-117.
KIRK, G. S. The Iliad: a commentary. Volume II: books 5-8. Editor geral G. S. Kirk. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
KULLMANN, W. Das Wirken der Götter. Untersuchungen zur Frage der Entstehung des homerischen ‘Götterapparatts’. Berlin: Akademie Verlag, 1956.
LEFEBVRE, D. Capacité, force et puissance. Sur la genèse et les sens de la notion aristotélicienne de dynamis. Tese de Doutoramento em Filosofia. Paris: Universidade de Paris I, 2000.
LLOYD-JONES, H. The justice of Zeus. Berkeley: University of California, 1983; 1997.
MELE, A. Società e lavoro nei poemi omerici. Napoli: Università degli Studi di Napoli, 1968.
NILSSON, M. Geschichte der griechischen Religion. Munique: C. H. Beck’sche, 1955; 19673.
ONIANS, R. B. The origins of european thought. About the body, the mind, the soul, the world, time and fate. Cambridge: Cambridge University Press, 19542.
PUCCI, P. Ulysse polutropos. Lectures intertextuelles de l'Iliade et de l' 'Odyssée'. (Apparat Critique, 15). Trad. par J. Routier-Pucci. Lille: Presses Universitaires du Septentrion, 1995.
REINHARDT, K. Tradition und Geist im homerischen Epos. In: _________. Tradition und Geist. Gesammelte Essays zur Dichtung. Organização por C. Becker. Göttingen: Vandenhœck und Ruprecht, pp. 5-11, 1960.
REINHARDT, K. Das Parisurteil. In: _________. Tradition und Geist. Gesammelte Essays zur Dichtung. Organização por C. Becker. Göttingen: Vandenhœck und Ruprecht, pp. 16-36, 1960.
RICHARDSON, N. The Iliad: a commentary. Vol. VI: books XXI-XXIV. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
SAÏD, S. Les crimes des prétendants, la maison d'Ulysse et les festins de l'Odisseia. In: SAÏD, S., DESBORDES, F., BOUFFARTIGUE, J., MOREAU, A. (Org.). Etudes de littérature ancienne. Homère, Horace, le mythe d'Œdipe, les 'Sentences de Sextus'. Paris: Presses de l'École Normale Supérieure, 1979, p. 9-49.
STRAUSS, L. Jerusalem and Athens. In: Studies in platonic political philosophy. Chicago / London: Chicago University Press, 1983, p. 147-173.
VERNANT, J.-P. Mortels et immortels: le corps divin. In: _____________. L’individu, la mort, l’amour. Soi-même et l’autre en Grèce ancienne. Paris: Gallimard, Paris, 19992, p. 17-19.
VON TROJAN, F. v. Handlungstypen im Epos. Die Homerische 'Ilias'. Munique: Max Hüber, 1928.
VIAN, F. La fonction guerrière dans la mythologie grecque. In: VERNANT, J.-P. (Org.). Problèmes de la guerre en Grèce ancienne. Civilisations et Sociétés 11. Paris / La Haye: Mouton & Co., 1968, p. 53-68.
WEST, M. L. “The rise of the greek Epic”, Journal of Hellenic Studies, 108, 1988, p. 151-172.
WEST, M. L. The east side of Helicon. West asiatic elements in Greek poetry and myth. Oxford: Oxford University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao se submeterem textos para a PhaoS, seus autores devem estar cientes de que, se aprovados para publicação, a revista terá sobre eles todos os direitos autorais pertinentes. Originais não serão devolvidos.