Projeto de Iniciação Científica: Projeto gráfico-editorial – a relação editor-autor e sua influência nas propostas de ensino-aprendizagem em Livros Didáticos de Língua Portuguesa
Resumo
Esta pesquisa de iniciação científica pretende investigar a relação entre o projeto gráfico-editorial e o projeto pedagógico de livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II no Brasil, avaliando em que medida a ação do editor pode conflitar com as propostas de ensino-aprendizagem que o autor pensou para sua obra e, de outro lado, como pode complementá-las de maneira benéfica. Através da análise comparativa de duas obras didáticas avaliadas pelo PNLD/2008, uma com parecer positivo acerca do projeto gráfico-editorial e outra com parecer negativo, pretende-se determinar de que forma as vozes de editores e autores aparecem no livro, buscando perceber as diferenças entre um projeto gráfico-editorial bem-sucedido e um inadequado, que acaba por sobrepor-se à voz do autor.Downloads
Publicado
2009-08-07
Edição
Seção
Artigos