Reflexões sobre o ensino de latim
um panorama histórico da presença do latim nas grades curriculares de cursos de Letras no Brasil
Resumo
Este artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa que vimos desenvolvendo no âmbito das disciplinas de orientação Pesquisa em Linguística e da Iniciação Científica PIBIC-CNPq, cujo objetivo é analisar a presença do Latim nas grades curriculares de cursos de Letras de universidades públicas e de algumas universidades e faculdades privadas do Estado de São Paulo, no período de 2012 a 2022. Desse modo, apresentamos aqui as análises das grades curriculares dos cursos de Letras da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade São Francisco (USF-Campinas). O intuito é perscrutar se o estudo da língua latina foi perdendo espaço ao longo do tempo nas grades curriculares e entender como se deu tal processo. Tal estudo se justifica, tendo em vista a importância do latim na formação da língua portuguesa e da literatura e cultura ocidental.Downloads
Publicado
2023-11-29
Edição
Seção
Artigos