Experiência de leitura de mulheres idosas

Autores

  • Gabrielle da Silva Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Nathalia da Silva Teixeira Universidade Estadual de Campinas
  • Nathália Álex Soares Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Considerando as implicações da sociedade letrada para a integração dos cidadãos, o objetivo destetrabalho é analisar as práticas de leitura e suas particularidades na realidade linguística brasileira. Para tanto, ahipótese de pesquisa que fundamenta a análise é o quão influente são os fatores de classe, gênero e raça para aexperiência de leitura e para os desdobramentos da formação de leitores. Foram selecionadas duas mulheres commais de 60 anos, de origens étnicas e níveis de escolarização diferentes, as quais refletiram sobre as práticas eexperiências de leitura desenvolvidas ao longo de suas vidas que moldaram seus processos de aprendizado e suassubjetividades. Os resultados demonstram que a experiência de leitura engloba diversos aspectos quando odireito à educação é, por muitos motivos, negado. Uma vez que a leitura está vinculada à educação, os interessesde leitura são fundamentados pela identidade e pela leitura de mundo (FREIRE, 2001), os quais,consequentemente, reverberam a necessidade de um olhar mais atento às concepções sociais vigentes no queconcerne à cultura.

Downloads

Publicado

2023-11-29