Novo ethos dos multiletramentos: fandom de the sims em machinima de gameplay e concurso
Resumo
Este trabalho centra-se nas culturas de fã, especificamente no seu papel na Web 2.0 e na Cultura da Convergência, já que hoje os fãs possuem novos modos de agir na Internet, valendo-se de um novo ethos, sendo mais colaborativos e participativos. Assim, utilizamos como exemplo o fandom de The Sims, focando principalmente nas produções dos fãs em Machinima, gênero digital que é uma animação em 3D produzida dentro de um game. Consequentemente, ele é feito para diferentes meios e objetivos em um fandom, tendo camadas multissemióticas, reunidas em um produto final por meio das práticas de novas tecnologias na mídia. No jogo, a partir do Machinima, são produzidos diversos gêneros, os quais dois são destaque para a análise neste trabalho: concursos/reality-shows e gameplay. Buscou-se entender como se caracteriza o fandom dessa franquia, criando quadros de análise desses gêneros focando nas ferramentas conceituais elaboradas pelo Círculo Bakhtiniano de gêneros de discurso.Downloads
Publicado
2019-04-08
Edição
Seção
Artigos