Um estudo sobre aprendizagem distribucional de categorias sintáticas no português brasileiro

Autores

  • Giulia Osaka Ohashi Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Em Redington et al. (1998), o potencial da informação distribucional na categorização lexical do inglês é analisado com base em uma série de experimentos computacionais. Tomando-o como base, propomos replicar experimentos e análises conduzidos ali sobre dados do português brasileiro (PB), contribuindo para uma avaliação translinguística. Os corpora consistirão em dois conjuntos de dados: dados de fala dirigida à criança e dados de diálogos entre adultos. Os primeiros serão compilados a partir da Coleção "Projeto de Aquisição da Linguagem Oral" e dos dados do PB disponíveis na base CHILDES. O segundo conjunto será obtido na plataforma NURC ("Projeto Norma Linguística Urbana Culta - RJ").

Biografia do Autor

Giulia Osaka Ohashi, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora na área de Aquisição da Linguagem com ênfase em Linguística Computacional.

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Publicado

2018-08-09