Análise da expressão do futuro em textos argumentativos do ProFIS

Autores

  • Paulo Ângelo Araújo Adriano Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Neste presente artigo investigo, em uma perspectiva funcionalista, como é a estrutura da expressão de futuro sem a flexão verbal em textos acadêmicos do tipo argumentativo produzidos por alunos ingressantes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da UNICAMP, no quadro da disciplina “Leitura e produção de textos acadêmicos I” (LA 083). Para conduzir a pesquisa, como corpus, examino um conjunto de 70 textos argumentativos produzidos em 2014 em contexto de avaliação, cujo objetivo era que o aluno se posicionasse sobre as medidas que têm sido aventadas para resolver a questão da escassez de água no Brasil. Fundamentado em estudos sobre verbo de Fleishman (1982) e Gonçalves (2013), mostro, em termos gerais, que ao invés da flexão verbal no futuro, os alunos do ProFIS optam pelo uso de uma locução encabeçada ora pelo modal poder, ora pelo modal dever. Isso leva a pensar que há uma alternância entre o valor de futuro e o valor de possibilidade/probabilidade.

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Publicado

2015-03-06