Criações lexicais como domínio empírico para averiguar a contribuição das ideias saussurianas aos estudos em aquisição de linguagem

Autores

  • Camila Rossetti Vieira UNICAMP/ ALUNO

Resumo

A criação de palavras novas, que não estão presentes na fala dos adultos, é um fenômeno registrado, entre 3 e 5 anos de idade na fala de muitas crianças . Um caminho interessante de investigação nos leva a indagar: - por que o fazem? - como o fazem? – e, mais importante, qual a contribuição da Linguística, a partir de Saussure, para o estudo desse fenômeno? A fim de responder a essas questões o presente artigo dedicou-se a fazer um levantamento de um conjunto de dados de autores que prestaram sua contribuição ao tema a partir de um material empírico variado. Procuramos analisar esse material de acordo com alguns pressupostos saussurianos que estão presentes tanto no Curso de Linguística Geral (1916), como também na publicação recente Escritos de Linguística Geral (2004). Além disso, avaliaremos o que tais ocorrências revelam da posição do sujeito em relação à língua. A pesquisa se faz no interior da abordagem teórica dita interacionista.

Biografia do Autor

Camila Rossetti Vieira, UNICAMP/ ALUNO

Cursa graduação em Linguística no IEL/UNICAMP desde 2009. Mantêm um projeto de pesquisa na área de Aquisição de Linguagem orientada pela Prof. Dra. Rosa Attié Figueira desde 2010.

Downloads

Publicado

2013-10-22