Criações lexicais como domínio empírico para averiguar a contribuição das ideias saussurianas aos estudos em aquisição de linguagem
Resumo
A criação de palavras novas, que não estão presentes na fala dos adultos, é um fenômeno registrado, entre 3 e 5 anos de idade na fala de muitas crianças . Um caminho interessante de investigação nos leva a indagar: - por que o fazem? - como o fazem? – e, mais importante, qual a contribuição da Linguística, a partir de Saussure, para o estudo desse fenômeno? A fim de responder a essas questões o presente artigo dedicou-se a fazer um levantamento de um conjunto de dados de autores que prestaram sua contribuição ao tema a partir de um material empírico variado. Procuramos analisar esse material de acordo com alguns pressupostos saussurianos que estão presentes tanto no Curso de Linguística Geral (1916), como também na publicação recente Escritos de Linguística Geral (2004). Além disso, avaliaremos o que tais ocorrências revelam da posição do sujeito em relação à língua. A pesquisa se faz no interior da abordagem teórica dita interacionista.Downloads
Publicado
2013-10-22
Edição
Seção
Artigos