Acompanhamento longitudinal de LP: primeiros passos e caminhos a serem seguidos

Autores

  • Isabella de Cássia Netto Moutinho IEL

Resumo

LP, 10 anos, cursa a 4ª série do EF e freqüenta o Ccazinho desde agosto de 2009. Em 2008, a escola considerou que ele tinha dificuldade de aprendizagem e, por isso, necessitava de acompanhamento específico para as questões relativas à leitura e à escrita. Encaminhado ao Ccazinho pela sua fonoaudióloga, foi avaliado em relação à fala, leitura e escrita, na perspectiva discursiva da Neurolinguística. Constatou-se que LP apresenta dessonorização de obstruintes, que ele transpõe para o plano da leitura e da escrita, o que complica sua inteligibilidade e dificulta o processo de leitura e escrita. A proposta do Ccazinho para LP foi a de acompanhamento individual com a fonoaudióloga doutoranda Sonia Sellin Bordin e pela aluna de graduação em Letras Isabella Moutinho. Serão privilegiadas as dificuldades de leitura/escrita, a presença dele no grupo do Ccazinho e a inclusão da mãe nos encontros de familiares. Aqui, abordo o percurso de LP neste ano e indico os próximos passos a serem seguidos.

Biografia do Autor

Isabella de Cássia Netto Moutinho, IEL

Neurolingüística

Downloads

Publicado

2011-01-04