Construção de aprendizes de leitura e escrita através de exercícios didáticos: um estudo de caso

Autores

  • Wagner Rodrigues SILVA IEL/Unicamp

Resumo

Apresento um estudo de caso sobre a função de exercícios de leitura, produção textual e análise lingüística, na construção de alunos como aprendizes de leitura e de escrita, durante uma intervenção pedagógica realizada numa turma de 6a série. Esses alunos são identificados na escola em que estudam como defasados na aprendizagem, o que justifica a separação dos mesmos numa turma exclusiva para recuperação da aprendizagem. Um primeiro pressuposto teórico que perpassa a investigação realizada corresponde à assunção da sala de aula de língua materna como um espaço complexo, no sentido de ser composto pela imprevisibilidade de ações e de retroações desencadeadas por atores de natureza humana e não-humana. Um segundo pressuposto corresponde à inserção desta pesquisa no campo transdisciplinar dos estudos aplicados da linguagem, pressupondo, portanto, a mobilização de categorias teórico-analíticas de diferentes disciplinas para a construção dos exercícios de práticas de linguagem como objetos de investigação. A pesquisa-ação e a análise interpretativa dos dados são as metodologias utilizadas respectivamente para gerar e analisar os dados de pesquisa. Abstract I show a case study on the function of school exercise of reading, writing and linguistic analysis in the construction of students as learners of writing and reading. This investigation is restricted to a pedagogic intervention in a sixth grade school class. These students are identified in the school that they study as gap learners, what justifies their separation in an exclusive classroom for learning recuperation. A first theoretical presuppose that crosses the current investigation is the assumption of the classroom as a complex space that is justified by the unpredictability of action and retroaction caused by actors of human and nonhuman nature. A second presuppose is the insertion of this research in the transdisciplinar field of applied studies of language that presumes the mobilization of theoretical-analytical categories from different subjects to the construction of the exercises of language practices exercises as object of investigation of this research. The action research and the interpretative analysis of data are the methodologies utilized respectively to generate and to analyze the data.

Downloads

Publicado

2007-11-28

Edição

Seção

Artigos